domingo, 22 de março de 2009

Esbjörn Svensson



Svensson nasceu em 16 de Abril de 1964 em Västeras, Suécia.
Filho de uma pianista dedicada à música clássica e de um pai entusiasta do jazz, Esbjörn Svensson começou sua vida musical na adolescência, quando montou com seus colegas de escola uma banda de rock. Depois desta fase, Esbjörn Svensson estudou piano clássico antes de se entregar ao jazz. Não é à toa que Svensson produziu um jazz que incorporou rock contemporâneo, elementos da música clássica, e que tem traços melódicos significativos da música folclórica escandinava.
Esbjörn Svensson era o líder do Esbjörn Svensson Trio, Esbjörn Svensson (piano), Dan Berglund (double bass) e Magnus Ostrom (bateria). O Trio que era popularmente conhecido como EST teve 12 álbuns gravados. Em seus últimos trabalhos o trio estava experimentando a integração do eletrônico no contexto acústico do jazz.
Infelizmente, em junho de 2008, aos 44 anos, Svensson sofreu um acidente fatal durante um mergulho.
A sua premiada obra, e o seu nome reconhecido como um dos melhores do jazz ficaram, e ainda serão bastante ouvidos por esse mundo afora.




Vale a pena ver, também, esse outro vídeo deles, que não está disponível para a incorporação, mas pode ser visto diretamente no Youtube.
Goldwrap

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=5mr9Ahdvpbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário